page contents

Ar Comprimido

Como definir o Ar Comprimido?

 

O ar presente na atmosfera está em equilíbrio e a pressão desse ar é chamada de pressão atmosférica. Esta pressão não possui energia alguma que possa ser usada para a execução de trabalhos.

 

O Ar Comprimido está relacionado com o ar que possui pressão mais elevada do que a pressão atmosférica, podendo realizar qualquer tipo de trabalho.

 

O Ar Comprimido é o ar industrialmente comprimido e que tem grande energia decorrente da elevação da pressão.

 

O setor da engenharia que estuda o Ar Comprimido é a Pneumática. A Pneumática tem o objetivo de entender o controle e a utilização da energia potencial de pressão que está presente no ar.

 

Quando o Ar Comprimido está no interior de vasos de pressão, ele não está executando trabalho algum. No entando esse ar possui altíssima energia potencial de pressão.

 

Ao fluir no interior de tubos, uma parcela dessa energia potencial do Ar Comprimido passa a ser energia cinética (com velocidade). Dessa maneira o ar pode se deslocar para outros pontos e a energia potencial restante que não virou cinética tem o potencial de executar trabalhos.

 

É por isso que a escolha correta dos compressores para gerar Ar Comprimido é muito importante para que a rede trabalhe de forma adequada. Deve-se escolher corretamente também os reservatórios de ar comprimido, as tubulações, os filtros de rede, os reguladores de pressão e as válvulas de controle para que seja atingida a pressão e a vazão necessária.

 

Outro fator fundamental é que seja minimizado as perdas de pressão até que o Ar Comprimido chegue aos pontos de utilização.

Pague com
Selos
  • Site Seguro

Nome Fantasia: Ar Energia - CNPJ: 17.055.619/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2019