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Compressor Alternativo de Pistão

O Compressor Alternativo de Pistão tem como vantagens principais produzir ar comprimido a elevada pressão e ótima performance mecânica.

 

Compressor Alternativo de Pistão com lubrificação foi o primeiro a chegar no Brasil. Seu projeto de concepção foi criado nos anos 20 e até os dias de hoje é o mais utilizado. São produzidos nos modelos de ação simples ou nação dupla. O Compressor Alternativo de Pistão aspira e comprime o ar no período de movimento entre o ponto morto inferior e o ponto morto superior. Simultâneamente as válvulas de admissão e descarga do ar  entram em funcionamento de maneira automática. O Compressor Alternativo de Pistão é dotado de inúmeros cilindros e consequentemente vários pistões. Isso acarreta em enorme variedade na produção de vazões e pressões.

 

O formato dos pistões e dos cilindros do Compressor Alternativo de Pistão possuem vantagens e desvantagens:

 

  • Cilindros Verticais: diminui as tensões macânicas sobre a estrutura de montagem;
  • Cilindros Horizontais: a força gravitacional não age no sentido oposto ao pistão no movimento de compressão. Essa vantagem é percebida em grandes vazões;
  • Cilindros em V, W ou L: os esforços mecânicos são melhor distribuidos e é necessário menos espaço físico para a mesma quantidade de ar comprimido.

 

Compressor Alternativo de Pistão isento de óleo são construídos para que os anéis do pistão tenham baixíssimo atrito. Sem a contribuição do óleo lubrificante para refrigerar o sistema, uma ventilação externa no meios dos cilindros não deixa com que as peças metálicas superaqueçam. Caso contrário seria muito trabalhosa a diminuição da viscosidade do óleo deixando com que as gotículas passassem para a câmara de compressão e se misturassem com o ar comprimido.

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