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Compressor de Ar Comprimido

Mesmo com a variação existente de um Compressor de Ar Comprimido, os de deslocamento positivo ou volumétricos de pistão (alternativo de pistão) e os de parafuso (rotativo de parafuso) são os que mais são usados pelo mercado.

 

O Compressor de Ar Comprimido turbocompressor ou dinâmico (centrífugo e axial) são muito utilizados em redes de pressões baixas porém com altas vazões. Os demais compressores são utilizados para outros tipos de gases ou usos especiais.

 

Compressor Rotativo de Parafuso

Compressor Rotativo de Parafuso foi concebido nos anos 30 logo que surgiu a necessidade de compressores de ar comprimido com altas vazões. Outra necessidade além das altas vazões foi que se mantivesse a estabilidade na produção nas variações de carga.

 

Compressor Rotativo de Parafuso é composto de 2 rotores instalados em paralelo (rotor macho e rotor fêmea) que funcionam em sentidos opostos no interior de uma carcaça. Um dos parafusos recebe energia motriz e o outro funciona através de engrenagens que são ativadas pelo 1º rotor.

 

O ar é confinado nos espaços entre o rotor macho e o retor fêmea. Esses espaços são reduzidos no decorrer da trajetória do ar entre os rotores. Com isso a pressão do ar aumenta até que o ar chega no final do seu percurso. Nesse ponto a pressão desejada é obtida e o ar é descarregado.

 

Importante:

  • Os espaços preenchidos pelo ar entre as hélices dos parafusos são valores decrescentes;
  • As pressões finais geradas pelo compressor não são influenciadas pelo comprimento dos rotores;
  • Compressor Rotativo de Parafuso não possui válvulas, evitando assim falhas nessas peças;
  • As forças geradas por causa dos nesforços em uma só direção são compensadas por rolamentos autocompensatórios fixados nas extremidades do equipamento;
  • Compressor Rotativo de Parafuso produz ar comprimido de maneira constante e sem pulsação, diferente dos compressores de pistão que geram ar comprimido em pulsos.

 

Compressor Rotativo de Parafuso isento de óleo são projetados de maneira com que os rotores e o ar não entrem em contato com o óleo lubrificante, pois não é necessária lubrificação. Os eixos dos rotores são suportados por rolamentos instalados fora da carcaça. Nos anos 60 foram criados os compressores de parafuso com roscas assimétricas reduzindo significativamenteas perdas por vazamentos.

 

Compressor Rotativo de Parafuso com óleo são indicados quando é necessário a produção de ar com pressões muito grandes. Daí é fundamental que os parafusos sejam lubrificados para suportarem o trabalho pesado e para auxiliar na refrigeração do equipamento. As vantagens do Compressor Rotativo de Parafuso são: menor volume, produção constante de ar e temperatura menor ao final da compressão.

 

Compressor Alternativo de Pistão

Compressor Alternativo de Pistão tem como vantagens principais produzir ar comprimido a elevada pressão e ótima performance mecânica.

 

Compressor Alternativo de Pistão com lubrificação foi o primeiro a chegar no Brasil. Seu projeto de concepção foi criado nos anos 20 e até os dias de hoje é o mais utilizado. São produzidos nos modelos de ação simples ou nação dupla. O Compressor Alternativo de Pistão aspira e comprime o ar no período de movimento entre o ponto morto inferior e o ponto morto superior. Simultâneamente as válvulas de admissão e descarga do ar  entram em funcionamento de maneira automática. O Compressor Alternativo de Pistão é dotado de inúmeros cilindros e consequentemente vários pistões. Isso acarreta em enorme variedade na produção de vazões e pressões.

 

O formato dos pistões e dos cilindros do Compressor Alternativo de Pistão possuem vantagens e desvantagens:

 

  • Cilindros Verticais: diminui as tensões macânicas sobre a estrutura de montagem;
  • Cilindros Horizontais: a força gravitacional não age no sentido oposto ao pistão no movimento de compressão. Essa vantagem é percebida em grandes vazões;
  • Cilindros em V, W ou L: os esforços mecânicos são melhor distribuidos e é necessário menos espaço físico para a mesma quantidade de ar comprimido.

 

Compressor Alternativo de Pistão isento de óleo são construídos para que os anéis do pistão tenham baixíssimo atrito. Sem a contribuição do óleo lubrificante para refrigerar o sistema, uma ventilação externa no meios dos cilindros não deixa com que as peças metálicas superaqueçam. Caso contrário seria muito trabalhosa a diminuição da viscosidade do óleo deixando com que as gotículas passassem para a câmara de compressão e se misturassem com o ar comprimido.

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